JOVEM APRENDIZ BANCÁRIO: O QUE É, O QUE FAZ E QUANTO GANHA?

business-analysis-idea-concept-1024x683 JOVEM APRENDIZ BANCÁRIO: O QUE É, O QUE FAZ E QUANTO GANHA?
Saiba o que faz um aprendiz bancário, um pouco das regras que regem a aprendizagem, o que cai na prova, quanto ganha e como se candidatar a uma vaga de aprendiz em bancos.

jovem aprendiz bancário trabalha em agências bancárias desenvolvendo atividades administrativas e operacionais. O jovem aprendiz bancário realiza curso relacionado à área paralelamente à atividade profissional. 

Enquadram-se nessa categoria jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio (incluindo ensino técnico).

Descubra aqui o que é, o que faz e quanto ganha o jovem aprendiz bancário.

O que é jovem aprendiz? Veja regras para participar

O Programa Jovem Aprendiz é um programa de estímulo ao primeiro emprego criado no ano 2000.

Embora a norma diga que jovens de 14 a 24 sejam elegíveis a essa forma de contratação, a faixa etária diferencia de banco para banco, conforme você verá abaixo:
  • Itaú: o programa é para jovens de 16 a 22 anos;
  • Bradesco: de 16 a 23 anos;
  • Banco do Brasil: há dois programas de aprendizes, o Programa Aprendiz BB (15 a 16 anos incompletos) e Programa Jovem Aprendiz (18 a 22 anos incompletos).
A Lei que regulamenta o Programa Jovem Aprendiz é a nº 10.097, sendo regulamentada pelo Decreto nº5.598/2005 e pelo Decreto nº 9.579/2018. A contratação de aprendizes também segue normas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conheça algumas regras do Programa Jovem Aprendiz:
  • Empresas médias e grandes devem reservar de 5% a 15% das vagas para aprendizes;
  • Contrato não pode durar mais de dois anos;
  • Registro em carteira profissional;
  • FGTS, férias, 13º salário, vale refeição ou alimentação e auxílio transporte;
  • Salário mínimo, se a empresa tiver condições, o valor poderá ser maior;
  • Curso profissionalizante deve obrigatoriamente mesclar teoria e prática. 
O Programa Jovem Aprendiz também determina que as empresas não podem fixar jornadas superiores a oito horas.

A jornada de trabalho para o aprendiz de ensino fundamental é de seis horas e para o aprendiz de ensino médio é de oito horas. É estritamente proibido o trabalho das 22h às 5h e a realização de hora extra.

O que faz o jovem aprendiz bancário?

As funções do jovem aprendiz bancário são nas áreas de atendimento a clientes, administrativa e atividades relacionadas à informática.

O trabalho é dinâmico e proporciona ao jovem trabalhador participar de várias atividades, como reuniões e também a participação na elaboração de projetos. 

O que estudar para provas de jovem aprendiz?

A prova para jovem aprendiz de maneira genérica varia conforme a empresa, mas costuma abordar conteúdos de ensino fundamental ou ensino médio de Língua Portuguesa, Geografia, História e Matemática.

Tópicos sobre Informática (Pacote Office) também são exigidos nas provas. Veja quais assuntos os aspirantes a Jovem Aprendiz podem encontrar nas provas:
  • Língua Portuguesa: Gramática, Ortografia, Acentuação, Concordância verbal e nominal, Regência nominal e verbal Pontuação, Tempos e Modos Verbais, Relações de coordenação e subordinação, Pronomes, Funções e Figuras de Linguagem, Interpretação de Texto e Redação;
  • Geografia: Hidrografia, Relevo, Clima, Vegetação, Globalização, Cartografia, Espaço Geográfico;
  • História: Descobrimento do Brasil, Ditadura Militar, Redemocratização;
  • Matemática: Operações com números inteiros e racionais, Razão e proporção, Porcentagem, Equação de 1º Grau, Função Exponencial, Função Logarítmica, Trigonometria, Geometria, Sistema Métrico e Raciocínio Lógico.
Agora, o conteúdo da prova de jovem aprendiz bancário possui também questões de Matemática Financeira, Conhecimentos Bancários e Legislação Específica.

Conheça alguns dos conteúdos costumeiramente abordados nas provas:
  • Matemática Financeira: Juros simples e compostos, Montante simples e composto, Desconto simples e série de pagamentos;
  • Combinatória e Probabilidade: Problemas de contagem, Arranjos, permutações e combinações, Probabilidade (noção, probabilidade da união de dois ou mais eventos), Noções de estatística (gráficos de setores, de colunas, de barras).
30719-1024x814 JOVEM APRENDIZ BANCÁRIO: O QUE É, O QUE FAZ E QUANTO GANHA?
Curso Preparatório Bancário 2022

Em agosto de 2021 teremos o Prazer de Lançarmos o curso “Preparatório Bancário 2022.”

Fique Ligado! Pra não perder a oportunidade.

Write a comment